CONSUMO x GASTO
Caixas d'água têm duas torneiras: uma de entrada e outra de saída. Se a torneira de entrada estiver mais aberta do que a de saída, o nível se eleva até transbordar. Da mesma maneira, quem consome mais calorias do que gasta, certamente acumulará gorduras.
Perder peso é fácil. Mantê-lo baixo, não. Qualquer dieta "milagrosa" funciona bem nas primeiras semanas, e logo deixa de funcionar. O que se perde rápido, rapidamente se recupera.
Ganho de peso não é simples resultado de comer demais ou de se exercitar de menos - mas do desequilíbrio entre eles. Para perda de peso consistente e duradoura, o único meio é dosar consumo e gasto. Passar fome seria arriscado. É preciso alimentar-se bem - com menos calorias - o que implica mudar hábitos.
Não é preciso tornar-se vegetariano(a), mas a dieta que tende ao vegetarianismo é caminho seguro para redução consistente e duradoura do peso. Algumas regras simples garantem redução de peso com saúde:
- Comece suas refeições com grande quantidade de vegetais variados (crus e cozidos) - frutas, verduras e legumes, em saladas ou batidos (brócoli é riquíssimo em minerais essenciais). Deixe o prato principal para depois dos vegetais (lembrar que banana, abacate, manga, goiaba e uva são muito calóricos).
Fibras dos vegetais também regulam o intestino.
- Peixes de água salgada fria são ótima fonte de proteínas magras.
Quínoa também (proteínas vegetais).
- Segundo Élie Metchnikoff (Prêmio Nobel de 1908), iogurte natural (sem açúcar e sem sabores) é o "elixir da vida". É rico em probióticos, cálcio e proteínas de alto valor, e substitui as carnes com vantagens. Na hora de beber, pode-se acrescentar frutas batidas, e, caso se deseje adoçá-lo, pode-se usar stevia.
- Beba muita água. Ela "varre" toxinas, preenche o estômago (reduzindo a fome), hidrata, rejuvenesce e também "rouba" calorias do seu corpo para atingir a temperatura corporal (não deve ser tão fria a ponto de irritar a garganta, porém mais fria do que o corpo). Habitue-se a beber água a cada hora.
- Temperatura do prato: Comidas quentes doam calorias (engordam). Comidas frias as consomem (emagrecem).
- Qualquer mudança de hábitos envolve estresse. Vitamina C é nutriente, reduz o estresse e tem suave efeito laxante. É bom hábito tomá-la depois das refeições, continuamente.
- Multivitamínico-multimineral: 1 drágea após o café da manhã pode evitar carências.
- Exercícios físicos, moderados mas regulares, além de modelarem o corpo, também consomem energia (calorias e gorduras).
- Carnes: Nao devem faltar na dieta, mas evite ultrapassar 140 g por dia, e varie boi, porco, frango, peixes, ovos (e iogurte natural).
- Carboidratos: Promovem resistência à insulina. Pão branco, biscoitos brancos e massas brancas são muito calóricos, pobres em nutrientes ("calorias vazias"), e favorecem desnutrição, flacidez, barriga, obesidade e diabetes. Evite carboidratos de maneira geral, mas, se nao resistir a eles, prefira pão integral, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral, cereais, granola, etc.
- Gorduras: Nao tema as naturais e de boa origem (manteiga, creme de leite, banha suína limpa - de animais de pasto...). Evite "diets" e "lights". Evite também margarinas (gorduras hidrogenadas).
- Junk-food (literalmente comida-lixo): são os industrializados, com aromatizantes, corantes, conservantes e outros químicos tóxicos. Quanto mais colorida e vistosa a embalagem, mais químicos contém. Evite-os.
Prefira alimentos frescos. Além de modelar a silhueta, são mais baratos do que os processados.
- Açúcar é o mais onipresente dos tóxicos (para corpo e mente) - e acelera o envelhecimento. É também viciante e altamente calórico. Ideal seria eliminar alimentos que contenham açúcar (doces, refrigerantes, biscoitos, bolos, mel, e quaisquer outros). Produtos industrializados disfarçam a presença de açúcar sob nomes como sacarose, glicose, frutose, lactose, galactose, xarope de milho, dextrose, maltodextrina e outros. Para adoçar, prefira Stevia 100%.
________________________________________________________________
Blogs do mesmo autor ( clique no link à esquerda ):
www.ametropias1.blogspot.com miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia
www.miopia-tonica.blogspot.com como refrear sua miopia
www.lente-contato.blogspot.com compare lentes de contato rígidas e gelatinosas
www.cirurgia-refrativa.blogspot.com informed consent para cirurgia a laser
www.olho-vermelho.blogspot.com olho vermelho nem sempre é conjuntivite...
www.conjuntivite1.blogspot.com distinga as conjuntivites
www.colirio-clareador.blogspot.com clarear, simplesmente, pode não ser boa idéia...
www.catarata1.blogspot.com distinga as cataratas
www.glaucoma1.blogspot.com distinga os glaucomas
www.diabetes-ocular.blogspot.com retinopatia diabética
www.degeneracao-macular.blogspot.com degeneração macular senil
www.ambliopia1.blogspot.com proteja a visão dos seus filhos
www.cisco-ocular.blogspot.com corpos estranhos extra-oculares
www.cicloplegia.blogspot.com por quê 'dilatar as pupilas' ?
www.computadorX.blogspot.com melhore seu desempenho ao computador
www.acucar-veneno.blogspot.com AÇÚCAR é VENENO
www.candidiase-cronica.blogspot.com síndrome da candidíase polissistêmica crônica
www.enxaqueca1.blogspot.com cefaléias = dores de cabeça e enxaquecas
www.dessincronia-auditiva.blogspot.com você ouve, mas não entende?
www.filtrossolares.blogspot.com use filtro solar com bom senso
www.led-lampadas.blogspot.com lâmpadas LED e seus efeitos
www.orto-med.blogspot.com medicina ortomolecular - naturalmente eficaz.
www.voce-e-o-que-come.blogspot.com somos o que comemos (1)
www.consumo-X-gasto.blogspot.com somos o que comemos (2)
dr VIC JOHNSON
médico ortomolecular
(19) 991 11 11 33
Campinas SP
vic.versa@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário